A proteção dos direitos trabalhistas as servidoras públicas temporárias gestantes

A proteção dos direitos trabalhistas as servidoras públicas temporárias gestantes

A proteção dos direitos trabalhistas das servidoras públicas temporárias gestantes é de extrema importância para garantir a segurança e o bem-estar dessas profissionais durante a gravidez, parto e pós-parto. Algumas medidas específicas são adotadas para salvaguardar esses direitos, incluindo:

 

Licença Maternidade: A servidora pública temporária gestante tem direito à licença maternidade, que consiste em um período de afastamento do trabalho antes e após o parto. A duração da licença varia de acordo com a legislação local, mas geralmente é de 120 dias, podendo ser prorrogada em casos de parto prematuro ou complicações médicas.

 

Estabilidade Provisória: Durante a gravidez e até cinco meses após o parto, as servidoras públicas temporárias gestantes têm direito à estabilidade provisória no emprego. Isso significa que elas não podem ser dispensadas sem justa causa nesse período. Caso ocorra a dispensa sem motivo válido, a servidora gestante tem o direito de requerer a reintegração ao cargo ou receber indenização correspondente.

 

Garantia de Salário e Benefícios: Durante o período de afastamento por licença maternidade, a servidora pública temporária gestante tem direito ao recebimento integral de seu salário e benefícios. Isso inclui o pagamento das férias proporcionais, 13º salário, vale-alimentação, entre outros direitos trabalhistas previstos na legislação.

 

Proteção contra Discriminação: É proibida qualquer forma de discriminação ou tratamento desfavorável à servidora pública temporária gestante em decorrência de sua condição de gravidez. Caso ocorra algum tipo de discriminação, a servidora gestante pode buscar amparo na Justiça, solicitando reparação por danos morais e materiais.

 

É importante ressaltar que essas proteções se aplicam às servidoras públicas temporárias gestantes independentemente do tipo de contrato de trabalho, seja ele por prazo determinado ou contrato temporário. A legislação busca assegurar a igualdade de direitos entre as trabalhadoras gestantes, independentemente de seu vínculo empregatício.

 

 

ABRANTES & MONTENEGRO: SEU DIREITO, NOSSA LUTA!

 

Ficou com alguma dúvida?

Artigo elaborado por Abrantes & Montenegro Advogados –  Advogados especialistas em demandas envolvendo Servidores Públicos em todo Brasil.

Esse artigo possui caráter meramente informativo.

contato: telefone e whatsapp – (83) 3142-9844

 

 

 

 

ADVOCACIA ESPECIALIZADA EM SERVIDORES PÚBLICOS.

O Escritório Abrantes & Montenegro Advogados é focado no direito e nas garantias dos servidores públicos, sejam eles contratados temporariamente, por excepcional interesse público, ou aprovados em concurso público.

 

A atuação junto às Varas da Fazenda Pública das três esferas da Administração (Federal, Estadual e Municipal) exige conhecimento específico do profissional, tendo em vista as peculiaridades que envolvem os ritos processuais nessa área pouco conhecida por profissionais do direito.

 

A Assistência de um advogado especializado nas leis e regras que envolvem a administração pública é de fundamental importância, para garantir o êxito nas ações propostas.

 

Nosso objetivo é garantir os benefícios e a qualidade de vida de nossos clientes em suas carreiras profissionais.

 

Entre em contato com nosso escritório e saiba mais.